Friday, August 28, 2009

Shanghai: geléia geral

Como o calor deu uma melhorada, caminhamos mais pela cidade e ficamos até mais tarde na rua. Infelizmente as fotos noturnas não ficaram boas, mas basta colocar no Google Imagens e ver o futurista que é esta cidade com as luzes dos edifícios de Pudong acesas! O dia de hoje, o último na cidade, foi diferente e divertido: começou com o café-da-manhã numa padaria francesa ótima e depois com uma visita a um salão de beleza. Eu morri de rir e fiquei com medo de deixar o Rodrigo sozinho, pensei que ele ia voltar com a cabeça raspada (mas não, vejam a foto do galã)! DSC00608

Elas não entendiam nada do que eu falava e vice-versa, então a conversa foi à base de sorrisos. Aqui eles colocam o shampoo com o cabelo ainda seco na cadeira mesmo e te massageiam até o ombro. Só depois é que você vai pro chuveirinho e a cadeira fica totalmente na horizontal enquanto ela enxagüa e faz mais um pouquinho de massagem. Muito bom! Ainda fiz unha, sombrancelha e sequei o cabelo (taí o Rodrigo me fuzilando de foto que não me deixa mentir!). Ai que gostoso é poder cuidar da gente por apenas 10 euros... DSC00606

Seguindo as recomendaçoes de amigos que já estiveram aqui, fomos conhecer o "fake market", o tão falado mercado de produtos falsificados de Shanghai. Depois que o famoso Xiang Yang fechou suas portas em 2006, agora o que bomba de turistas é o Yatai Xinyang, um mercado "underground" de verdade, porque fica dentro da estação de metrô do Science and Technology Museum. Ou seja, o cliente nem tem que ver a luz do dia pra comprar o que quiser, de roupas a cadeados e chopsticks. Como sou contra a pirataria, não comprei nada, mas que dá vontade, isso dá! Se a pessoa não tem a menor intimidade com a industria têxtil, não vai notar nenhuma diferença entre cópia e original. Claro que há cópias toscas, mas também estão as cópias "high class", as de qualidade muito similar à da peça original, mas que ainda assim lhe roubam a marca.

Vi vendedor correndo atrás de gringo com calculadora na mão; muita gente gritando quando você passa; clientes provando calça jeans no meio da loja (você acha que tem provador?); gente saindo enfurecida de alguma loja; e muitos chineses sorrindo! Porque, por mais barato que você pague depois de uma dura "negociação", eles sempre saem ganhando. Foi um passeio legal, afinal, este é o conceito que ainda temos dos produtos chineses: falsos e de qualidade inferior.

IMG_4737Como hoje é Dia dos Namorados aqui, fui convidada pra jantar num restaurante thai, uma das minhas comidas favoritas. O lugar era legal e a comida, nota 10! É só olhar pra foto do meu "pratinho" (ainda havia mais 4 pratos diferentes!). Comemos muiiiito e o difícil foi voltar para o hotel em metrô, porque coincidimos com o horário de saída dos chineses que trabalham nos shoppings centers e estava tudo lotado, como se fosse saída de show no Camp Nou!

O pior é que eles não esperam as pessoas saírem para entrar, aí é uma confusão tremenda, com a porta fechando e uns loucos tentando abri-la à força. Fiquei meio tensa, confesso. Li nestes dias que o governo está fazendo uma intensa campanha educacional justamente para evitar esse tipo de transtorno: primeiro saem e depois entram, regra básica! A última foto sou eu, sorridente, saindo vitoriosa do metrô.IMG_4740

Amanhã voltamos pra Beijing para pegar o avião de volta à casa. Tá na hora já. Beijos.

1 comment:

  1. Sou eu, Helena. Acabo de chegar da China e já estou em casa. Ainda faltam postar muitas fotos e comentar algumas coisas, mas agora tô cansada. Só pra avisar que já tenho acesso e "controle" do blog de novo. Muitíssimo obrigada, Pedro, só meu irmao mesmo faria o que vc fez. Depois escrevo com calma. Beijos.

    ReplyDelete