Sunday, August 16, 2009

Primeiras 48 horas em Pequim

Antes de tudo, quero esclarecer que o blog não foi atualizado por uma razão simples e patética: censura. O governo chinês não permite o acesso a sites de relacionamento e blogs, como o Facebook e Blogspot. Se alguém está lendo este texto agora, é por caridade de algum amigo ou irmão... já recebi emails reclamando sobre a não continuidade do helenanomundo!

A chegada foi tranquila e deu tudo certo depois do atraso de 3 horas em BCN. Chegando no impressionante aeroporto internacional de Pequim, há vários pontos de controle com máquinas que tomam a temperatura dos que chegam à cidade. Um exército de chineses mascarados pedindo seus dados e separando os suspeitos numa salinha. Como nossa temperatura estava ok, o passo seguinte foi pegar um táxi. Não houve maneira de que o taxista entendesse o nome do nosso hotel, apesar de ser de uma cadeia hoteleira gigante e presente em todo o mundo. Mas com uma ligação, ele resolveu tudo e nos trouxe à nossa "casa" pelos próximos 5 dias.

Apesar do cansaço, ontem (sábado, dia 15/08/09), fomos visitar a Praça de Tiananmen, Praça da Paz Celestial, e caminhar pra fazer o "reconhecimento do gramado". Nosso hotel fica ao lado da Cidade Proibida e dá pra fazer tudo andando mesmo. Encontramos um shopping mall ultra moderno, com as lojas mais caras e ocidentais do planeta, e lá fizemos nossa primeira refeição: uns caldinhos com vegetais e camarão... é difícil comer aqui porque eles não falam inglês, apesar de tentarem de todas as maneiras agradar ao cliente, e pra mim, pior ainda: quase tudo tem carne de porco misturado. Acho que a solução será virar vegetariana nesta viagem.

Andamos muito, voltamos ao hotel e depois fomos jantar num restaurantezinho perto do hotel que nem a descrição dos pratos estava em inglês. Aí foi pela foto mesmo, só perguntando se tinha ou não porco incluído. Comemos pato, uma carne caldosa e arroz, regados a uma cerveja chinesa que parece água com leve sabor a cevada, mas foi legal. Aqui é impressionante a temperatura da comida, queimo a boca cada vez que me sento pra comer!

Hoje, domingo, acordamos super tarde, uma coisa impensável pros parâmetros helenísticos: saímos da cama às 13h! Depois fomos conhecer o que restou da muralha da Dinastia Ming num parque que fica no centro de Pequim. De 40km, ainda existe um trecho de 1,5km, mas mal conservados. É bonito, mas não impressiona...

A parte mais legal do dia foi o almoço/jantar num restaurante com só gente local onde comemos um prato que se explica melhor por foto, porque não sei o nome: colocam à sua frente uma panela com um caldo temperado (de curry, picante, soja, etc) e um montão de pratos com carne e vegetais e você vai cozinhando sua própria comida. Os chineses, muito gaiatos, ficaram rindo da gente, muito retardados, quando chegou a comida. Dava pra alimentar uma família numerosa! hehehehe Pedimos comida demais, quemamos a boca, tinha coisa tão picante que o até o Rodrigo não aguentou e fizemos uma lambança danada. Mas tava tudo super gostoso depois que aprendi o método e foi um almoço divertido.

A coisa que mais me chamou a atenção aqui é a modernidade de Pequim, confesso que ainda tenho a Índia muito presente e não há ponto de comparação entre Delhi e Pequim. Aqui é tudo moderno, ocidentalizado, limpo, silencioso, ordenado... eu esperava um pouco mais de caos e não encontrar com chinesas vestidas como Carrie Bradshaw, cheias de sacolas. Aqui eles não ficam te olhando como se você fosse uma aberração, não perguntam de onde é, não se importam por você... é uma cidade cosmopolita e eu esperava algo mais oriental, no sentido que oriental tem na minha cabeça. Não é que seja ruim, mas é muito diferente da idéia que eu tinha principalmente de Pequim, já esperava isso de Shanghai ou de Hong Kong, por exemplo.

Amanhã vamos visitar a Grande Muralha da China! Vamos cedinho e optamos por uma excursão que vai a um trecho da muralha menos "popular" (Mutianyu Section), onde a construção não passou por tantas reformas como o Badaling Section. Depois iremos ao caminho sagrado de Ming Tomb. Ou seja, amanhã tem novidades e muitas fotos.

PS: Achei que não havia chinês e chinesa gordos. Mentira! Tava errada em muita coisa.

2 comments:

1. Helena minha pequena. Gracias por compartir. Como sempre adoro sua forma de escrever.

Um beijo,

Maurom

ReplyDelete
  2. Essa comida se parece com um prato japones que se chama shabu shabu, pelo barulho que se faz ao comer. Quero mais fotooooos. beijos