Tuesday, August 18, 2009

O dia da Muralha da China

O dia de hoje será dividido em duas partes: 1. A roubada da excursão e 2. A impressionante muralha

1. A roubada da excursão:

Ainda não consegui "domar" o jet lag e a última vez que olhei no relógio era 3h30am (de hoje, segunda, dia 17). O problema é que tinha que acordar às 6h pra sair na excursão das 7h30 com destino ao Ming Tombs e à Grande Muralha da China. Ou seja, quase não dormi e sai daqui morta. A excursão tinha "só" 8 pessoas, o que não é nada para o parâmetros daqui.IMG_4289As 13 tumbas da dinastia Ming são uma visita  legal, fomos ao conhecido aqui como "Sacred Way", um passeio longo e cheio de bonitas árvores e estátuas de animais e guerreiros. Não é nada do outro mundo, apesar de sair em todas as guias, mas já que você tá do lado, não custa ir.DSC00184A roubada começou quando eu vi que a excursão incluía visitas a uma loja de pedras preciosas (aqui a jade é a pedra da sorte) e outra a um instituto de medicina chinesa, mas em produção industrial. Ou seja, 10 pessoas numa sala, entra o "doutor", olha rapidamente a sua lingua, toma seu pulso com relógio apertado e tudo e tenta te vender um montão de remédios naturais... Não desconfio da medicina alternativa, mas aí era evidente demais. Já tava perdendo a paciência porque tudo isso foi antes da Muralha. Além disso, o almoço foi super cedo, umas 11h, e tinha uma ucraniana no grupo que me tirou do sério. A mulher era meio maluca, queria colegar com todo mundo e pra mim, sobrou a pérola: "No Brasil se come com palitos também? Porque você come muito bem com o chopstick"... Não, senhora, lá a gente só anda de árvore em árvore, ainda não chegamos a comer com talher chinês! (isso ficou só no meu pensamento, claro!)

Prometo não pagar mais pra ir em excursão depois de Xi'an, não sirvo pra que um guia me diga o tempo inteiro o que tenho que fazer, ver e ir.

2. A impressionante muralha

Nem vou gastar muita "saliva", as fotos falam melhor. É uma construção militar impressionante, que te deixa pensando como podem ter construído 14.000km (segundo nosso guia, mas há quem diga que não supera os 8.000km) dessa muralha, nesta altura, quando o meio de transporte mais potente e rápido era o cavalo? É menos bonita que as pirâmides do Egito, mas igualmente intrigante pela maneira que foram feitas e estão de pé até hoje.

Subimos num teleférico e íamos descer no tobogã, mas começou DSC00201a chover e fecharam a pista porque o freio do "skibunda" não funciona com a chuva - para frustração de muita gente que queria mais emoção. Confesso que fiquei até aliviada, iria para acompanhar o Rodrigo, mas, devido à falta de carne nessa região, preferia mesmo não arriscar descendo sentada! heheheheIMG_4318 Vou  zoar de mim mesmo e  vejam aí as fotos de antes, durante e depois de subir a muralha. É pior que uma aula de spinning, mas vale a pena chegar lá em cima. Segundo o guia, quem alcança o topo é herói. Assim que hoje vou dormir feliz, como uma heroína por um dia!IMG_4330IMG_4323DSC00207DSC00216PS: Para desfazer uma legenda urbana, vou reproduzir aqui um parágrafo tirado do guia Lonely Planet sobre a China: "Em 2003, Yang Liwel, o primeiro astronauta chinês, não conseguiu distinguir a Muralha da China desde o espaço, colocando ponto final ao mito de que esta podia ser vista desde o espaço a olho nu. A muralha pode ser vista desde uma órbita baixa da Terra, como outras muitas construçoes como autopistas e vias ferroviárias. (...) O mito saiu dos livros de texto chinês e deixou maravilhadas várias geraçoes de crianças".

Beijos.

1 comment:

  1. Poxa socia!! vcs sao meus herois!!! Mas vou espera colocar um elevador por que a idade nao perdoa. Cade o especial comidas exoticas?bjus

    ReplyDelete